Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Veículo

Fiat Toro - líder de vendas das picapes - foi avaliada na versão Freedom 4x4 motor de 170 cv turbo diesel e mostrou porque ocupa essa privilegiada posição comercial.

Dirigibilidade, segurança, confiabilidade, conforto são algumas das vantagens da SUP. Como carro de luxo merece ganhar uns simples, mas úteis, up grades. A Freedom custa a partir de R$ 162.990, mas veja os valores das demais versões

Publicada em 05/11/19 às 09:14h - 123 visualizações

por Arnaldo Moreira


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Arnaldo Moreira)
Para completar Uma batalha que terminou empatada no dia 1 de março de 1776 entre as tropas joaninas portuguesas comandadas pelo rei Afonso V e as castelhanas, isabelinas, de Fernando II, rei de Leão, Aragão e Castela durante a Guerra da Sucessão, em Toro, uma cidade medieval na província de Zaragoza, uma cidade medieval a alguns quilômetros da fronteira norte de Portugal com a Espanha, hoje uma cidade conhecida pela alta qualidade de seus vinhos.     



Foi Toro, um termo forte, histórico que a Fiat escolheu para batizar sua primeira Sport Utility Pickup (SUP) que apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo, de 2014, e começou no Salão seguinte, em 2016, a comercializar se firmando logo como um sucesso de vendas, afinal, o carro veio preencher uma lacuna entre as picapes de pequeno porte e as médias, que se mantém até hoje.



Suas linhas modernas, definidas, fluídas e as novidades que oferecia, como a tampa da caçamba abrindo lateralmente, sua suspensão tipo multilink. A Toro nasceu da mesma plataforma do Jeep Compass, lhe conferindo o conforto do monobloco  e a significativa carga de tecnologia embarcada foram suficientes para que a Toro lidere o ranking de vendas de picapes no País, em outubro. 



Defino a Toro como um carro que une o útil ao agradável. Já a ouvi chamar de SUV com caçamba, mas, depois de a utilizar durante uma semana no dia-a-dia reconheço que se trata de um carro bom para uso na cidade, pela sua cabine dupla, conforto e excelente na estrada pelo desempenho e economia de combustível, boa para quem tem, por exemplo, uma casa de veraneio, um sítio.



A Toro cedida pela Fiat para avaliação pelo Blog foi a versão Freedom, com motor turbo Diesel, de 170 cv, 35,7 kgf.m, a partir das 1.750 rpm, acoplado a uma transmissão automática, de nove velocidades, com tração 4 x 4 e reduzida. O consumo médio de cidade estrada registrado foi de 11,3 km/l. De acordo com a fábrica, a autonomia da Freedom diesel completa 600 km andando na área urbana e 750 km/l na estrada.



Para completar o trabalho de análise do comportamento da Toro, rumei com meu produtor do vídeo no canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, Hernane Cardoso, em direção à cidade turística de Lumiar, na Região Serrana fluminense, perto de Nova Friburgo, a 137 km do Rio de Janeiro, situada a 650 m de altura acima da superfície do mar, com muitas cachoeiras, rios, corredeiras cercados de mata, quando fizemos o vídeo já publicado no YouTube. 



Assista neste link:


https://youtu.be/4msPtSa3kYY



Uma das características positivas da Toro Freedom é seu bom acabamento interno, reina um ambiente negro. 



Os bancos, nesta versão, são forrados de couro lateralmente com os assentos de tecido especial, entre os bancos um porta-trecos refrigerado, que recebe vento do ar condicionado e mantem as bebidas geladinhas. 








A tampa é um apoio de braço regulável na extensão. No painel senti muita falta de um lugar para colocar o celular.








O banco do motorista tem regulagem de altura e extensão  com comando manual, assim como o volante regulado em profundidade e altura. A direção é elétrica. 




O painel de instrumentos oferece uma leitura imediata e fácil de velocidade, inclusive, digital, de operação do computador de bordo com os dados de combustível, quilometragem percorrida, além dos mostradores de combustível e temperatura.





Atrás do volante, de excelente pegada, da Toro Freedom estão as borboletas de troca manual de marchas (padeel schifts) que garantem uma mudanças mais rápidas, com a modalidade esportiva acionada ou não. O painel central forrado de material plástico duro, mas de boa qualidade, contem, as saídas de ar condicionado com saídas dirigidas para o motorista e o carona (dual zone) digital eficiente. 







Abaixo o sistema de entretenimento com uma tela sensível ao toque (touch) de 7" para controle e ligação do bluetooth, navegação por GPS, rádio, telefone, cujos controles também se encontram também no volante, assim como o controle de velocidade (piloto automático) e espelhamento do smartphone Android Auto e Appl Car-Play. O carro tem ainda sensores de estacionamento trasiero e câmera de ré.



No banco de trás, os cintos para os três passageiros são de três pontos e cada assento possui seu encosto de cabeça, entre os dois lugares laterais, o encosto do banco do centro desce e oferece um apoio de braço com porta-copos.



O banco traseiro, que não é desconfortável poderia ter uma forma mais ergométrica com maior comodidade para os passageiros. E no teto senti falta de uma luz na parte de trás do salão. Na traseira, há ligações USB e de uma tomada de 12 V, como na frente.



O exterior da Toro é atraente, agradável à vista, seu designer tem linhas arredondadas como determina a moda da vez. 



A frente, junto ao capô, é decorada pelas linhas de luz diurna DRL, separados pela grade surgem a seguir os faróis escurecidos e abaixo um quebra-mato preto com os faróis de nevoeiro decorando e protegendo a área inferior do para-choques.



Na lateral, espelhos retrovisores na cor do carro e estribos tubulares entre as caixas das rodas, estas de 18", no teto há barras tipo rack que servem para transportar carga. O Santo Antônio é pintado de fosco



Para completar A área de carga - que ganhou iluminação externa - e tem capacidade para 820 lcarrega até 1 tonelada na caçamba, que é coberta por uma capa marítima e serve como porta-malas do carri, o que justificaria, pelo menos como opcional, de uma tampa metálica mais segura. A traseira da Freedom ganhou novas lanternas traseiras que ao contrário de sua prima Renegade invadem e decoram um pouco a lateral da caçamba.





Para completar Finalmente, a dirigibilidade da Toro Freedom turbo diesel é de fato de excelente padrão, galgando as curvas da serra sem a menor dificuldade e com segurança. Na cidade, a picape se desenvencilha, escapa com facilidade do tráfego, assim como na estrada deixa clara a força de seus 170 cv, nas boas retomadas principalmente em ultrapassagens.





Para completar Gostei da condução proporcionada pela Toro. A posição do banco é boa - este pode ria ser uma pouco mais ergonômico - tem controle de estabilidade, possui ainda controle de tração e garante fredas firmes e seguras. O freio de mão ainda é mecânico, o que uma picape como a Freedom, com nítidas características de carro de luxo merecia um freio elétrico - talvez na próxima versão.



Preços das várias versões Toro

Endurance 1.8 MT 5 velocidades Flex Manual  a partir de R$ 94.990

Endurance 1.8 AT 6 velocidades Flex, a partor de R$ 100.990

Freedom1.8 AT 6 velocidades Flex, a partir de R$ 112.490

Volcano 2.4 9 AT 9 velocidades Flex, a partir de R$ 125.990

Endurance 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 131.990

Freedom 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 143.990 (picape avaliada)

Volcano 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 155.990

Ranch 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 162.990

GarantiaCompleta de 36 meses, sendo 12 meses completa e os outros 24 meses apenas de motor e câmbio. 


Ficha técnica


  • 2ª Tomada 12V; 2ª entrada USB
  • 6 Alto Falantes
  • ASR (Controle de Tração)
  • Abertura elétrica bocal de abastecimento
  • Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
  • Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
  • Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
  • Ar condicionado digital dualzone
  • Ar-condicionado automático digital
  • Audio streaming
  • Banco motorista c/ reg. altura
  • Barras longitudinais no teto
  • Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
  • Brake light
  • Cambio automatico de 9 velocidades
  • Capota marítima
  • Central multimídia com tela de 7" touchscreen; Apple CarPlay e Android Auto , Navegação GPS embarcada; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB,
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
  • Comando de rádio atrás do volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Console central com porta-objetos e porta-copos
  • Conta-giros
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Direção elétrica
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Estepe "ruotino"
  • Faróis de Neblina com sistema Cornering
  • Faróis de neblina com moldura cromada
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
  • Grade frontal na cor preta
  • Grade frontal superior com acabamento cromado
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Hill descent control
  • Iluminação de caçamba
  • Kit aerodinâmico
  • Kit ferramenta
  • Lanterna traseira a LED
  • Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Luz de leitura
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
  • Moldura central do painel de instrumentos exclusiva
  • Motor 2.0 16V Diesel
  • My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
  • Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
  • Para-choque frontal com over bumper
  • Para-choque traseiro com soleira cromada
  • Para-sol Iluminado
  • Piloto automático com controlador de velocidade
  • Porta objetos passageiro
  • Porta-escadas
  • Porta-luvas iluminado
  • Porta-óculos
  • Protetor de cárter
  • Quadro de instrumentos 3,5" com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizavel
  • Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
  • Retrovisores externos elétricos com Tilt Down
  • Revestimento de caçamba
  • Revestimento externo na coluna central das portas
  • Rodas de liga leve 6.5 x 17" + Pneus de uso misto 225/65 R17
  • Segunda luz de ré
  • Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
  • Skid Plate integrado ao parachoque dianteiro
  • Suspensão traseira multilink
  • Tampa traseira dupla com abertura elétrica
  • Tapetes dianteiros e traseiros em borracha
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
  • Tração 4x4 com seletor
  • Vidros climatizados verdes
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
  • Voice recognition
  • Volante EAS - Energy Absorbing System
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Volante em couro com comandos do rádio e alavancas de seleção das marchas tipo borboleta
  • Válvula antirrefluxo de combustível





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 9161-5033

Visitas: 136531
Usuários Online: 172
Copyright (c) 2019 - Radio Boas Novas e Viaje Sergipe - Avenida Senador Júlio César Leite, 1445 – Edf. Jardins – S/304 – Bairro Aeroporto / CEP: 49037-580 Aracaju/Sergipe/Brasil Fone: (79) 99979-7974 - 99974-1811 - 99161-5033 - boasnovasaracaju@gmail.com