Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Artigos

Primeira Igreja Batista em Augusto Franco, celebra aniversário

Artigo da jornalista, pesquisadora e escritora Sandra Natividade, membro da Primeira Igreja Batista de Aracaju

Publicada em 07/10/19 às 11:57h - 145 visualizações

por Sandra Natividade


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Primeira Igreja Batista em Augusto Franco. Aracaju_SE  (Foto: Divulgação)

“...esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3. 13b,14).

 

Somente pela imensurável graça do eterno e bondoso Deus Sergipe chega a estatística de oitenta e duas igrejas e cento e vinte e seis congregações, dados cedidos pelo diretor executivo da CBS dc. Adoniran Judson Barros dos Santos. Cremos no estabelecimento da Palavra de Deus dando a líderes e liderados ações claras e necessária, utilizando ferramentas indispensáveis que tem impulsionado crescimento saudável dentro da boa doutrina batista a exemplo:  PGMs, PAMs, Pepes ideia da denominação para as igrejas deste imenso Brasil caminhar fazendo discípulos compromissados com o Reino de Deus. Alegra-nos sobremaneira vê despontando e em franco desenvolvimento novas igrejas não só em Sergipe, mas em todo o Brasil. Realçamos neste espaço, o sexto ano de existência da Primeira Igreja Batista em Augusto Franco (Sergipe), superando desafios de toda ordem para se estabelecer no maior núcleo habitacional da cidade de Aracaju, contando ultimamente com oitenta e nove membros. O trabalho de implantação remonta 5ago1990 pela PIB de Aracaju, instalando a congregação em uma pequena casa alugada onde, com denodo pastor Jabes Nogueira iniciou a caminhada pioneira da congregação Batista enviando para a novel agência o seminarista Valmir Andrade Santos, do nosso STBNB, em razão das demandas acadêmicas de final de curso o jovem não pode continuar. Pastor Jabes delegou os vocacionados, à época, evangelistas Paulo Sérgio dos Santos e Manoel Messias Marques para a dinâmica de implantação.  A congregação expandia-se, havendo a necessidade premente de um pastor na liderança, assim a PIB de Aracaju não só enviou pastor José Carlos Vieira dos Santos como fez a doação de um terreno para edificação do templo. Por providência chegou o pastor Bruce L. McBee e sua equipe de estadunidenses os ‘construtores de capelas’. O templo foi construído em tempo record sete dias, celebrando a benção alcançada pastor José Carlos realizou em sua congregação culto de Ação de Graças.

Em 3out1998 a igreja bem estruturada, com setenta e sete membros, impulsiona pastor Jabes convocar um concílio sob sua presidência, tendo a seguinte composição: Jabes Nogueira Filho secretário, Georgivaldo Cerqueira de Oliveira examinador, Gilton Alves Aquino orador oficial, Manoel Cândido da Silva oração de posse e dc. Jailton Santos entrega da Bíblia.  A nova agência do evangelho, denominada Igreja Batista El Shaday seguiu seu curso normal, contudo no trajeto, houve desvio doutrinário saindo abruptamente da denominação, os membros que não coadunaram com as práticas divergentes se dispersaram, entretanto, um grupo coeso procurou abrigo na Convenção Batista Sergipana, obtendo o respaldo necessário. Em 5jul2010 com 13 remanescentes foi na verdade, reorganizada a igreja sob a designação de Igreja Batista em Augusto Franco.  A Convenção Batista Sergipana através do pr. Marivaldo Queiroz, secretário executivo à época, encontrou um imóvel para alugar passando a assistir essa Igreja. Os acontecimentos de percurso fizeram com que em 24ago2013 fosse registrado em Cartório novo Estatuto e a igreja recebeu a designação PIB em Augusto Franco, pr. Nilton Melo chegou capacitado por Deus, assim vemos o agir do Mestre na PIB em Augusto Franco, uma instituição que faz diferença, cresce, experimenta firmeza administrativa e doutrinária, é eminentemente evangelística, tem imóvel próprio, liderança harmônica, expande-se alcançando os alvos missionários propostos com compromisso.

 Segundo pastor Nilton Melo atualmente a igreja mantém cooperação missionária com a Igreja do Vale do Amoreira (Portugal) e com o Projeto Esperança no Bairro Farolândia (Aracaju) nesse, a diretoria é composta por membros da igreja mantendo cultos evangelísticos semanais – serve a princípio jantar, seguido de devocionais e estudos bíblicos de acordo com a faixa etária das pessoas que participam. Diariamente o projeto atende cerca de 100 crianças com atividades que compreende: reforço escolar no contraturno (manhã/tarde), como também cursos e atividades artísticas. Atualmente a PIB em Augusto Franco cultiva três PGMs temáticos - Jovem, Elas e Eles. Pastor Nilton enfatizou que a igreja enfrenta desafios diários, mas sempre em ação pelos motivos relacionados: oração para implantação de novos PGMs nos principais bairros onde há membros da igreja, capacitação de novas lideranças, consolidação dos ministérios e implantação de sistema de mentoreamento. As celebrações de aniversário da PIB em Augusto Franco aconteceram nos dias 24 e 25 de agosto de 2019 sob o tema: Venha o teu Reino, com os preletores prs. Paulo Sérgio dos Santos PIB de Aracaju, Elias Linhares Igreja Batista do Centenário (Riachuelo/SE) e presidente da CBS e Jorge Santos PIB em Laranjeiras. Nas comemorações, o registro de sete batismos, inclusive de um participante fruto do PGM jovem.

 

 A Deus toda glória!

 

Sandra Natividade





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 9161-5033

Visitas: 102283
Usuários Online: 170
Copyright (c) 2019 - Radio Boas Novas e Viaje Sergipe - Avenida Senador Júlio César Leite, 1445 – Edf. Jardins – S/304 – Bairro Aeroporto / CEP: 49037-580 Aracaju/Sergipe/Brasil Fone: (79) 99979-7974 - 99974-1811 - 99161-5033 - boasnovasaracaju@gmail.com